CNPq e Inmetro lançam edital de apoio à metrologia
Um passo importante para estreitar o relacionamento entre a comunidade científica e o setor empresarial, a partir de ações na área de medições científicas e industrial, foi dado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro/MDIC).
No dia 19/04, o Presidente do CNPq, Erney Camargo, e o Presidente do Inmetro, João Alziro da Jornada, lançaram um edital para seleção de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em metrologia. O objetivo é consolidar a infra-estrutura de laboratórios do Inmetro e levar profissionais qualificados para trabalharem na instituição, que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Pelo edital, estão disponíveis cerca de R$ 7, 6 milhões, recursos orçamentários do Inmetro e repassados ao CNPq para execução. Podem submeter propostas, até 5 de junho, pesquisadores, especialistas e profissionais com doutorado ou mestrado, com destacado desempenho acadêmico e profissional e comprovada experiência nas áreas de química, materiais, vazão e volume, eletricidade, mecânica, ótica, acústica e vibrações, térmica, telecomunicações e compatibilidade eletromagnética.
Segundo Jornada, a ciência brasileira tem uma produção científica de destaque, mas a conexão com o setor empresarial ainda deixa a desejar. “Nós estamos contribuindo para fazer a ponte entre a ciência de alto nível e o desenvolvimento”, afirmou.
O presidente do Inmetro ressaltou que o avanço do país nas atividades de medição e a possibilidade de alcançar o nível de importância dos institutos metrológicos de outros países só existe graças à capacitação dos profissionais brasileiros em ciência e tecnologia.
Para comprovar o valor concedido pelas nações desenvolvidas à metrologia, ele lembrou que estimativas realizadas nos Estados Unidos apontam que “cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) de uma economia industrializada está envolvido em operações de medição”.
Fontes: CNPq e Gestão C&T