Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria começa semana que vem
O 1º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, que será realizado entre os dias 26, 27 e 28 de outubro, no espaço Villa Noah Embratel, em São Paulo, discutirá os desafios que o Brasil precisa enfrentar para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico das empresas e ganhar competitividade no mercado internacional. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento reunirá empresários, representantes de órgãos governamentais, de instituições acadêmicas, técnicos e pesquisadores. No final do encontro, será elaborada uma Agenda Nacional para Inovação, com propostas da indústria para alavancar os investimentos na área.
No Congresso, a ANPEI apresentará uma prévia do Estudo de Fundo sobre a Pintec 2003 – Pesquisa Industrial da Inovação tecnológica, elaborado pelos economistas Mauro Arruda e Roberto Vermulm. O Fórum de Líderes Empresariais também apresentará um estudo sobre inovação no país realizado em parceria com o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (USP).
A abertura do Congresso da CNI, que ocorrerá no dia 26 às 19 horas, contará com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros, e com o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, além de outros empresários e autoridades.
Participarão do Congresso o vice-presidente da Marcopolo, José Antonio Fernandes Martins, o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Eduardo Krieger, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), João Alziro da Jornada, o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Roberto Jaguaribe, o presidente da Monsanto, Richard Greubel, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério de Ciência e Tecnologia, Antonio Augusto Gadelha, além de representantes de vários setores da indústria, como o presidente da Associação de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Newton de Melo.