07/02/2017
Realizado no 2 dia de fevereiro no auditório da Anpei, em São Paulo, o Encontro do Prêmio Valor Inovação Brasil 2017 reuniu representantes de empresas inovadoras em uma ação conjunta entre a Associação, o jornal Valor Econômico e a consultoria Strategy&.
O objetivo do evento foi divulgar o Prêmio Valor Inovação Brasil 2017 e debater a metodologia da pesquisa com as companhias que participam da seleção anualmente.
O intuito do ranking, que dá subsídios para a premiação, é refletir a realidade brasileira e prestigiar o esforço das empresas que investem, continuamente e de forma estruturada, em inovação.
Após os agradecimentos à presença de todos por parte dos organizadores, a diretora da Anpei, Nádia Armelin, apresentou a Associação aos participantes, destacando os Comitês Temáticos e os programas estratégicos.
Compartilhamento de boas práticas
Lançado em junho de 2016, o Anpei Exchange se configura em uma base de conhecimento colaborativa, na qual são inseridas as melhores práticas de gestão da inovação realizadas pelas empresas associadas à Anpei.
“Costumo dizer que o programa é uma ‘Wikipédia com curadoria’, já que a Anpei Exchange possui um conselho técnico que reúne um time de profissionais com notório conhecimento e grande experiência prática em gestão da inovação”, disse Nádia.
Os representantes desse conselho são Carlos Arruda, professor de inovação e competitividade na Fundação Dom Cabral; Jaene Tsutsui, diretora executiva médica e técnica do Grupo Fleury; Luiz Mello, gerente executivo de tecnologia da Vale e diretor presidente do Instituto Tecnológico Vale e Thomas Canova, diretor de P&D da Rhodia América Latina.
O Anpei Exchange, que já conta com cerca de 140 práticas cadastradas, das quais mais de 60 já estão detalhadas. O conteúdo gerado pode ser conferido pelo portal http://www.anpeiexchange.com.br
Metodologia do Prêmio Valor Inovação Brasil 2017
Após a apresentação da diretora da Anpei, Eduardo Fusaro, sócio da Strategy&, apresentou a metodologia da pesquisa que elege anualmente as 100 empresas mais inovadoras do país.
“O ranking é baseado nas informações do questionário e em interações com as empresas participantes. A metodologia considera as principais práticas de inovação e o reconhecimento que a empresa possui no mercado”, apontou Fusaro.
Além do ranking geral, as empresas também são agrupadas e comparadas em de setores específicos.
Há dois critérios principais para concorrer ao Prêmio: Receita de ao menos R$500MM em um dos dois últimos anos fiscais e ao menos 5% de capital privado. “O questionário é aberto a todas as organizações interessadas para fins de conhecimento e praticidade na participação”, apontou Fusaro.
Cases de sucesso das premiadas em 2016
Para finalizar o evento, cinco empresas que receberam o Prêmio Valor Inovação Brasil 2016 apresentaram seus cases de sucesso em inovação aos participantes do Encontro.
A Whirlpool expôs exemplos de seus produtos, processos, serviços e negócios inovadores.
A Embraer apresentou seu modelo de inovação para um horizonte futuro de 15 anos, no qual um “ambiente propício à inovação” está na base da pirâmide, seguido de “inovação incremental”, “inovação tecnológica” e “inovação estratégica” no topo.
Já a Natura destacou suas frentes de P&D, que se traduzem em “tecnologias para a sustentabilidade”, “tecnologias para o bem-estar e relações” e “tecnologias cosméticas”.
E a 3M apontou que um ambiente de criatividade e empreendedorismo necessita de liberdade, diversidade, tolerância, colaboração e reconhecimento.
O prazo para responder o questionário e concorrer ao Prêmio Valor Inovação Brasil 2017 foi prorrogado até o dia 24 de fevereiro.
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