Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • A ANPEI
    • História e Governança
    • Conselho Consultivo
    • Agenda Geral
  • Articulação
    • Articulação para Inovação
    • Lei do Bem
    • Associados
  • Calendário 2025
  • Cursos
    • Innovation Architect
  • Colaboração
    • Conferência ANPEI de Inovação
    • Enrich in LAC
    • Parcerias Institucionais
    • Comitês
      • Gestão da Inovação
      • Fomento
      • Inovação Aberta
      • Propriedade Intelectual
  • Conteúdo
    • BLOG
    • Central de conteúdos
  • Contato
    • Canal de denúncias
  • Associe-se
PrevANPEI realiza audiência com o MCTIC para falar sobre inovação e tecnologia no pós-crise09 junho 2020NextEDITAL DE CONVOCAÇÃO – Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária18 junho 2020
  • Comitês
  • INPI
  • Propriedade Intelectual

Gestão de Portfólio de Marcas foi o tema abordado na última reunião do Comitê de PI

15 de junho de 2020in Comitês 0 Comments 0 Likes

No dia 26 de maio, a ANPEI recebeu para discussão do tema Gestão de Portfólio de Marcas o Presidente do INPI, Sr. Claudio Vilar Furtado, o Gerente de Portfólio LATAM da Divisão de Home Care da 3M,  Emerson Mota, a executiva Renata Campos, IP Senior Counsel na Natura/The Body Shop, o Diretor de Marcas do INPI, André Luis Balloussier Ancora da Luz, e o Sr. José Graça Aranha, Diretor Sênior na WIPO.

Abrindo o encontro, a Diretora Executiva da ANPEI, Marcela Flores apresentou a agenda, convidando a responsável pela Relações Institucionais, Heloisa Meneses, a apresentar as recentes ações sobre o Pleito do Bem. Referente aos dois pleitos realizados pela ANPEI, o pleito de extensão do prazo de entregas dos relatórios  foi publicado, e o pleito de adequação, considerando os gastos feitos em P&D em anos de prejuízo fiscal, por meio do Senador Izalci Lucas, presidente da Frente Parlamentar, está em tramitação no Ministério de Ciência e Tecnologia no PL 2707.

Para apresentação dos convidados, as Coordenadoras do  comitê, Eneida Berbare e Milenni Michels, assim como a Diretora Madrinha Tatiana Silveira, enfatizaram que o tema de Gestão Portfólio de Marcas reflete o interesse expresso pelos associados, e o foco do comitê em apresentar demais temas de caráter prático e operacional de suas necessidades.  Ressaltaram que a discussão do tema da reunião vai de encontro com o momento das reflexões sobre a aplicação do Protocolo de Madri em empresas brasileiras na gestão da intangibilidade das marcas e em portfólios que envolvem presença em vários países.

INPI: Plano de Ação 2020

Para início de tema tão representativo, a ANPEI recebeu o Presidente do INPI, Sr. Cláudio Furtado, que apresentou o Plano de Ação do INPI para 2020, com 5 objetivos estratégico, 45 Metas de Desempenho, 90 Iniciativas (projetos e programas), 6 Iniciativas Estratégicas e 301 Entregas (produtos finais e intermediários). 

Dentre este Plano, foi ressaltado o aumento das metas para depósito de Propriedade Intelectual e o aumento das metas de produção e eficiência operacional, com redução em 52% do backlog de patentes e de 25% nas decisões técnicas.  Como Projetos Estratégicos em 2020, o INPI busca o destaque para o Combate ao Backlog de Patentes,  Estratégia para INPI Negócios, Integração ao Sistema Internacional de Propriedade Intelectual, Transformação Digital e Desenvolvimento do Capital Humano. 

INPI: Desafios e Ações

Para apresentar a visão da Gestão de Portfólio no INPI, o Diretor de Marcas do INPI, André Luis Balloussier Ancora da Luz, falando sobre a continuidade das atividades da Diretoria de Marcas mesmo durante a pandemia e as meta aspiracional de 2020 de 300 mil de novos pedidos de registros. A diretoria trabalha sob a ótica da INPI Negócios de tornar o Brasil um dos primeiros do mundo no depósito de marcas e patentes. Nas metas trienais traçadas, o foco está na redução do tempo de análise dos pedidos com oposição para 8 meses e sem oposição para 5 meses.

3M: Portfólio Global de Marcas

Atuando como Gerente de Portfólio de Marcas LATAM na 3M, o executivo Emerson Mota trouxe ao Comitê a história da organização e a complexidade de gestão de 55 mil produtos, desde adesivos em smartphones à aeronaves, construção civil, tecnologia aplicada em curativos e equipamentos cirúrgicos.  São 1500 marcas no mundo, estruturadas em marcas-mãe, como Scotch, Durex, Post-it e Tegaderm, e submarcas, como a Active dentro da marca Nexcare.  Este cenário demonstra a complexidade de gestão de um portfólio mundial e local. 

Quanto ao registro das marcas, até 2012 eram realizados localmente pelo time Brasil, e após 2012 o registro e gestão passou a ser realizado de forma global na sede da 3M nos EUA. Porém, o respeito às particularidades locais, faz com que no Brasil  a 3M tenha atualmente 250 marcas registradas localmente, como Tinindo e Limpabela, que atendem as características e contexto dos usuários dos produtos.

Natura&CO: Hub global de Propriedade Intelectual

Em seguida recebemos a executiva Renata Campos da Natura&Co, responsável pelo HUB de Propriedade Intelectual. A  organização hoje é o quarto grupo de beleza do mundo, com as aquisições AESOP em 2012, The Body Shop em 2017 e a recente compra da Avon, presente em 100 países com 3 mil lojas, reunindo em uma rede única de venda direta 200 milhões de consumidores, 40 mil colaboradores e 6,3 milhões de consultoras e revendedoras. 

A executiva apresentou o posicionamento de conduta do grupo, de 100% carbono neutro, sem testes em animais, 80% portfólio vegano e uso de fontes renováveis de energia. Quanto ao seu portfólio de marcas, a Natura&CO possui 7 mil marcas comerciais, 350 patentes. O HUB de IP tem dentro de escopo consolidar as políticas de propriedade intelectual do grupo, consolidar a rede de escritórios e a gestão do portfólio de marcas de acordo com as regulamentações locais e internacionais. Para gestão são utilizadas ferramentas consolidadas no mercado, como  Dennemeyer, INCOPRO e TrademarkNow.

WIPO: 

Representando o escritório Brasil da WIPO, o Sr. José Graça Aranha apresentou os principais pontos sobre o Protocolo de Madri. Diante da posição do Brasil no ranking do Banco Mundial, custo Brasil e perda de competitividade, o executivo apresentou as formas de proteção das marcas no exterior e o Protocolo de Madri como meio de proteger a marca simultaneamente em 121 países, ter acesso a mercados que representam a mais de 80% do comércio mundial,  e a recente adesão do Brasil. o executivo apresentou os maiores usuários e depositantes  do Protocolo de Madri, assim como as vantagens da adesão à organização:

  • Simplicidade, menos burocracia;

 

  • Economicidade na hora de se proteger uma marca;
  • Administração das marcas de uma empresa de maneira bem simplificada;
  • Melhorar o ambiente de negócios / facilitar o trabalho do INPI.

 

 

A reunião do Comitê Propriedade Intelectual foi encerrada com perguntas aos convidados e esclarecimentos sobre ferramentas e desafios para a valoração.

 

O próximo encontro do Comitê Propriedade Intelectual será no 2o semestre de 2020.

  • gestão de portfólio de marcas
  • INPI
0 Likes
Deixe uma resposta

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Posts recentes

ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
1.11.2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
25.06.2024
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
9.05.2024

Categorias

  • ANPEInews (7.847)
  • Apoio Institucional (10)
  • Articulação (29)
  • Associação de Inovação (25)
  • Cadastre-se (2)
  • Comitês (46)
  • Conferência ANPEI (20)
  • Contato (2)
  • Cooperação (7)
  • Cooperação para Inovação (23)
  • Desenvolvimento & Inovação (11)
  • desenvolvimento sustentável (1)
  • Destaques (453)
  • Educação Executiva (1)
  • Educanpei (167)
  • Eleições (2)
  • FNDCT (1)
  • Fomento (18)
  • Gestão da Inovação (7)
  • Governo Estadual (3)
  • Governo Federal (11)
  • Guia Prático de Apoio à Inovação (3)
  • IBN (1)
  • ICT-Empresas (4)
  • Imprensa (5)
  • Indústria-Startup (13)
  • Innovation Architect (1)
  • Inovação (7)
  • Inovação Aberta (8)
  • INPI (11)
  • Institutos privados de pesquisa (7)
  • Institutos públicos de pesquisa (9)
  • Inteligência Artificial (2)
  • Internacional (7)
  • Internet das Coisas (1)
  • Lei do Bem (16)
  • Leis de incentivo (36)
  • Nacional (17)
  • NIT (6)
  • Notícias (36)
  • Orçamento para PD&I (1)
  • PD&I (11)
  • Pesquisa (4)
  • Políticas Públicas (11)
  • Programa Nacional (5)
  • Programas Estratégicos (12)
  • Propriedade Intelectual (9)
  • Publicações (13)
  • Recursos (9)
  • Recursos para Inovação (23)
  • Sem categoria (21)
  • Startups (9)
  • Transformação digital (4)

Tags

ambiente de inovação covid-19 evento evento de inovação Fomento Gestão da Inovação Gestão da PI GT Indústria Startup GT Marco Legal indústria 4.0 inovação inovação aberta INPI Interação ICT-Empresa lei do bem MCTIC open innovation propriedade intelectual startups tecnologia

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901

 

Comunicação: comunicacao@anpei.org.br

Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br

Fabio – +55 11 99194-5037
associado@anpei.org.br

© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.
Nós, da ANPEI, nos preocupamos com a sua privacidade.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e melhorar as iniciativas de marketing.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR