Há 44 anos inovação e pioneirismo marcam a história de marcas que fazem parte do dia a dia dos brasileiros
É sabido que para oferecer produtos diferenciados e manter-se competitivo no mercado é preciso inovar continuamente, principalmente no setor de cosmético e higiene pessoal. Tendo inovação como um dos norteadores, o Grupo Boticário inova no mercado de beleza utilizando tecnologia para desenvolvimento de soluções disruptivas – como Nariz Digital, projeto lignina e Beleza Transparente.
O Nariz Digital trata-se de uma técnica trazida do exterior para identificar, por exemplo, quais moléculas compõem os aromas. No Brasil, a área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Grupo Boticário adaptou a tecnologia para traduzir em números e dados químicos a percepção sensorial dos consumidores, trazendo um enorme embasamento e entendimento dos produtos do grupo. Com o uso dessa tecnologia foi possível identificar mais de 100 componentes olfativos e compreender ainda mais o gosto dos brasileiros, antecipando-se às tendências do mercado.
Já o uso da lignina para produção de cosméticos, especialmente para peles negras, é fruto da parceria inédita do Grupo Boticário com a Suzano. O projeto, em fase de desenvolvimento, busca uma nova aplicação para a substância na criação de cosméticos. Os resultados devem ser utilizados para o desenvolvimento de novas linhas de produtos da companhia a partir de 2022.
Atendendo ao crescente interesse do mercado em entender os processos de produção e os impactos da indústria da beleza no planeta, o Grupo Boticário iniciou um movimento por mais transparência e sustentabilidade com o Beleza Transparente. A plataforma reúne conteúdos sobre o universo químico e científico da cadeia de produção do mercado e estimula o consumo consciente e convida os consumidores a refletirem sobre inovação em prol de uma cadeia produtiva mais sustentável. Antecipando-se a essa tendência, há 21 anos, o Grupo não realiza testes em animais, e recentemente também anunciou o compromisso de banir matérias-primas de origem animal até 2025.
Inovação dentro do GB
Um dos pilares mais fundamentais da companhia, a inovação faz parte de uma constante busca por soluções para desafios das mais variadas naturezas, como melhorar a experiência do cliente, tornar mais leves e efetivos os processos internos, reduzir impactos ambientais, captar recursos ou impulsionar a evolução dos produtos. Sendo um pilar transversal no ecossistema de beleza do Grupo, ele perpassa áreas estratégicas de todo o negócio, incluindo P&D, tecnologia e inovação aberta.
Com equipe dedicada de mais 230 profissionais em P&D, o investimento em inovação é constante. Em 2020, por exemplo, cerca de um terço da receita líquida da companhia foi proveniente de produtos de inovação e seu faturamento teve crescimento de 2,6%, resultando, portanto, em uma constante expansão do portfólio.
Com o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da beleza e, com isso, também o mundo ao nosso redor, critérios de investimento sustentável fazem parte dos produtos da companhia desde o seu desenvolvimento. Esse processo se fortaleceu ainda mais com o lançamento dos Compromissos para o Futuro, em que a empresa assumiu 16 compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que devem ser cumpridos até 2030 e tocam dimensões importantes do processo produtivo de toda a cadeia de valor e da relação que a empresa estabelece com o meio ambiente, com a sociedade e com as pessoas.
Sobre o Grupo Boticário
O Grupo Boticário é a mais nova associada ANPEI. Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, a companhia é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.U.I.
Sobre a ANPEI
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) é a única entidade brasileira multissetorial e independente do ecossistema de inovação que trabalha em prol do avanço da inovação no país, discutindo e elaborando políticas públicas voltadas ao tema. Com cerca de 200 associados, contabiliza 60% de todo o investimento em PD&I do país e metade da carteira de investimento em inovação do BNDES. Clique aqui, saiba mais e associe-se!