IEL promove curso sobre estratégia e inovação nos EUA
De 19 a 23 de junho, o Instituto Euvaldo Loide (IEL) promoverá, nos Estados Unidos, a primeira edição do curso Estratégia e Inovação nos Negócios, resultado de uma parceria com a Wharton School, escola de negócios da Universidade da Pensilvânia. Voltado para empresários e dirigentes brasileiros, responsáveis por decisões estratégicas em suas funções, o curso visa prepará-los para enfrentar os desafios impostos pelo cenário competitivo do mundo globalizado (Veja abaixo o conteúdo programático).
O programa contará com tradução simultânea para o português e material para leitura, nas versões português/inglês. As inscrições vão até o dia 2 de junho. As vagas são limitadas e haverá processo seletivo. O curso custa US$ 6.980,00, o que inclui aula, material, almoço e acesso às instalações do campus. Gastos com passagem aérea, transporte, hospedagem e demais refeições são de responsabilidade de cada participante. Informações e inscrições: www.iel.cni.org.br/eduexecutiva, eduexecutiva@iel.cni.org.br, (61) 3317-9425.
Conteúdo programático:
Tema 1: Estratégias Competitivas
Empresas, Governo e Globalização – Prof. Stephen Kobrin
Esta sessão vai avaliar até que ponto a globalização mudou o mundo e vai examinar as conseqüências dessas mudanças para os governos e as empresas. Serão discutidos os principais dilemas, controvérsias e tendências. O objetivo é familiarizar os participantes com os principais argumentos, contra-argumentos e informações relacionadas com a globalização econômica, financeira, social e cultural. Será abordado ainda “como preservar a identidade das empresas em um mundo globalizado”. A sessão será interativa e envolverá os participantes à medida que estes reagem aos fatos, ilustrações, argumentos e contra-argumentos, e oportunidades e desafios apresentados pela globalização.
Construindo e Sustentando Vantagem Competitiva – Prof. Harbir Singh
Antes de se tornarem líderes eficazes, os participantes devem compreender o ambiente em que são chamados a liderar. É fundamental que compreendam os principais desafios competitivos – em tecnologia, mercado e comunicações – que requerem não somente que a estratégia empresarial tenha alcance além das fronteiras, mas que também fortaleça a vantagem competitiva da empresa. Nas condições de um ambiente de negócios rapidamente mutante, os líderes precisam pensar criativamente sobre o futuro e as organizações: eles têm que aprender a repensar as visões tradicionais de obtenção de vantagem competitiva e desenvolvimento de estratégia. Esta sessão examina em profundidade essas mudanças e explora algumas novas visões sobre vantagem competitiva e formulação de estratégia.
Tema 2: Estabelecendo Quadros Referenciais
Referenciais para Decisões – Prof. Paul Schoemaker
Esta sessão apresentará uma visão geral da importância do pensamento crítico no processo decisório. A sessão focaliza nos erros mais comuns na tomada de decisão, que assolam até mesmo os executivos mais experientes. A variedade de vieses que interferem na tomada de decisão será ilustrada no contexto dos nossos julgamentos cotidianos tanto na vida profissional quanto pessoal. Os objetivos dessa sessão são ilustrar e depois examinar as barreiras sutis às boas decisões, que confundem até mesmo os mais seguros executivos. Os participantes aprenderão a reconhecer essas barreiras e a se defender contra elas para assegurar bons resultados ao gerenciar as decisões no trabalho. Finalmente, o grupo aprenderá a limitar as armadilhas da intuição no processo decisório.