Inaugurado Centro de Alta Tecnologia e Inovação em Software da Bahia
Foi inaugurado na última quarta-feira (9/11), em Salvador (BA), o Centro de Alta Tecnologia e Inovação em Software (Altis). O empreendimento, que produzirá softwares do tipo mainframe voltados para a exportação, conta com o apoio do governo da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A expectativa é que o centro gere, até 2006, cerca de 400 empregos diretos de alto valor agregado. A multinacional IBM já é cliente do novo empreendimento.
O Altis está em operação desde outubro, quando começou o primeiro treinamento de multiplicadores. Eles são os profissionais responsáveis por transferir os conhecimentos tecnológicos para os novos funcionários e demais empresas que serão integradas ao empreendimento. Este treinamento já foi concluído e os softwares já estão sendo produzidos.
O centro foi estruturado como uma organização da sociedade civil de interesse público. Ele agrega representantes de instituições como a Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu) e a Associação Baiana das Mantenedoras de Ensino Superior (Abames). As instituições de ensino baianas também participarão do projeto, adaptando seus currículos para formar profissionais para atuar no mercado de alta tecnologia.
A meta é tornar a Bahia um pólo regional na área de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC). De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Rafael Luchesi, a IBM identificou na Bahia condições propícias de competitividade que, até então, só tinha visualizado em São Paulo. “Para nós é extremamente representativo, porque dentro da cadeia de valor da multinacional teremos acesso a novos mercados. Isso vai ser importante para o desenvolvimento de empresas locais”.
Fonte: Gestão C&T