Quando olhamos mais de perto a relação das empresas já consolidadas no mercado e as startups, um desafio, muitas vezes, é a conexão entre elas. Como compartilhar os desafios de uma com a outra? Como achar quem pode ajudar a resolvê-los?
Além de conduzirem iniciativas próprias, as empresas também podem contar com ferramentas de mercado já existentes, acessíveis e consolidadas, para suportar suas iniciativas de inovação aberta. Muitas dessas ferramentas representam abordagens inovadoras e foram pioneiras na implementação dos diversos conceitos emergentes.
Existe uma grande diversidade de ferramentas disponíveis. É importante ter uma visão clara de cada uma e compreender suas principais características e propósitos para melhor utilizá-las.
Foi nessa perspectiva que o Comitê de Indústria-Startup da ANPEI trouxe o Catalisa Corp, do Sebrae, como exemplo de ferramenta de inovação aberta, e o case da Bancorbrás, que utilizou a plataforma para solucionar seu desafio tecnológico.
Catalisa Corp: ferramenta de conexão em inovação aberta
De acordo com Rafael Castro, membro da coordenação do Catalisa – estratégia de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o objetivo do programa é catalisar a relação entre os atores dos ecossistemas locais de inovação a fim de transformar problemas em soluções inovadoras benéficas à sociedade. Isso por meio de novos CNPJs (pequenos negócios inovadores), transferência de tecnologia (alta tecnologia dos territórios brasileiros em produtos nas prateleiras do mundo), capital humano qualificado nas empresas (mestres e doutores inseridos nas pequenas empresas) e mais soluções inovadoras (em pequenos negócios).
Em números, o Catalisa Corp já investiu mais de 150 milhões de reais em mais de 250 projetos de inovação aberta. São mais de 15 mil startups disponíveis para conexões em desafios, e mais de 370 incubadoras e aceleradoras conectadas para colaborar.
Experiência da Bancorbrás com ferramenta de conexão em inovação aberta
A Bancorbrás atua nos segmentos de consórcio, seguro e turismo. Com sede no Distrito Federal, possui oito filiais. Seu desafio era ser intermediadora entre fornecedores de empresas de serviços de complementos de viagem (receptivos) e o cliente final e prover tecnologia de apoio às empresas de receptivos.
No entanto, de acordo com o gerente de inovação da empresa, João Bosco Estevam, existiam algumas pedras no caminho da Bancorbrás, como ausência de uma plataforma unificada de experiência turísticas focadas no apoio aos receptivos, baixa oferta de experiências turísticas online, ausência de serviços de experiências turísticas em combos com curadoria de qualidade online, e conflitos como overbooking e dificuldades de gestão junto aos parceiros.
Após a postagem do desafio na plataforma do Catalisa Corp, a Bancorbrás recebeu a inscrição de 42 startups, selecionou 22 para entrevista, 5 para o envio da proposta, 3 para refinamento, e duas para a etapa final. A startup selecionada foi a iFriend e a negociação está em andamento. Os resultados são melhorias na plataforma parceira, projeto com inteligência artificial com a Embrapii e aproximação do ecossistema de turismo do Sebrae.
A reunião do Comitê de Indústria-Startup da ANPEI foi realizada no dia 23 de março e está disponível no canal da ANPEI o Youtube. Confere lá!
Sobre o Comitê de Indústria-Startup
Teve início como grupo de trabalho e foi inaugurado oficialmente como Comitê na Conferência ANPEI 2019. Tem discussões abertas para não associados e o objetivo de dar match entre empresas e startups. Confira as datas das próximas reuniões e programe-se desde já!
Sobre a ANPEI
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) é a única entidade brasileira multissetorial e independente do ecossistema de inovação que trabalha em prol do avanço da inovação no país, discutindo e elaborando políticas públicas voltadas ao tema. Com cerca de 200 associados, contabiliza 60% de todo o investimento em PD&I do país e metade da carteira de investimento em inovação do BNDES. Clique aqui, saiba mais e associe-se