Muitas vezes, o termo “inovação aberta” é compreendido apenas como a relação e os negócios entre indústrias e startups; no entanto, a definição envolve a utilização de diferentes ideias e caminhos internos e externos por parte das empresas para chegar ao mercado e ao desenvolvimento tecnológico.
Nesse sentido, o processo pressupõe a interação não apenas com startups e empreendedores de diferentes setores, mas também com centros de pesquisas, universidades e órgãos públicos e governamentais, por exemplo.
Muitas empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) possuem cases de inovação aberta para além da relação com startups, impulsionando a colaboração entre elas e interconectando empreendedores, investidores e profissionais de tecnologia para fortalecer a economia do país.
Esse é o caso do Programa de Inovação Aberta da Petrobras e do IPT OPEN Experience, que expandem as fronteiras e envolvem todo o sistema nacional de inovação. O Comitê de Indústria-Startup da ANPEI trouxe representantes das duas instituições para apresentar suas experiências ao público. Confira abaixo!
Case Petrobras
A Petrobras acredita que o conhecimento deve ser transformado em inovação para gerar valor ao negócio. Para isso, as ICTs são responsáveis pelas pesquisas básicas e aplicadas e pelo desenvolvimento experimental, as startups pelo desenvolvimento do protótipo e aumento de escala, e as empresas pela inserção no mercado, expansão comercial e consolidação.
De acordo com o gerente de inovação em ecossistemas empreendedores da Petrobras e diretor da ANPEI, Alex Dal Pont, inovar com startups é mandatório para as indústrias, já que elas envolvem velocidade, disrupção, escalabilidade, processos ‘lean’, cultura empreendedora e, principalmente, a preferência dos profissionais mais talentosos do mercado. A indústria, por sua vez, abrange conhecimento técnico, domínio de negócio, capital e infraestrutura, marca e escala, e acesso à cadeia de valor.
O Programa de Engajamento com Startups da Petrobras expande as fronteiras de inovação aberta, pois envolve desenvolvimento tecnológico, incorporação ágil, integração com o ecossistema e corporate venture capital.
O gerente de inovação, que também apresentou o “Petrobras Conexões para Inovação Módulo Startups”, ressaltou a busca pela maximização da geração de valor, a indústria de óleo e gás como alavanca da inovação, o estímulo à entrada de novas empresas inovadoras no setor, e a importância da sinergia entre os atores do ecossistema.
Case IPT OPEN Experience
O IPT OPEN é um conjunto de plataformas e iniciativas de inovação aberta para atender as demandas do mercado. Tem como premissas a constante interação com as empresas,
o aprimoramento contínuo de produtos e serviços, e a criação de modelos e chamadas a partir de novas oportunidades de negócios.
Para impulsionar a criação de negócios inovadores de alto impacto, o IPT OPEN Experience propõe o compartilhamento aberto de conhecimento e da infraestrutura tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
As áreas de atuação estão em sintonia com as demandas do mercado e englobam Biotecnologia, Indústria 4.0, Cidades Inteligentes, Energia, Economia Circular, e Saúde.
Segundo o diretor do IPT OPEN Experience, Alessandro Rizzato, a iniciativa atua como um ambiente promotor de inovação e um mediador entre as demandas das empresas e as soluções de impacto socioeconômico das startups, envolvendo aceleração de novos negócios, financiamento em projetos de pesquisa e desenvolvimento, suporte negocial aos projetos, desenvolvimento tecnológico, e densidade de atores do ecossistema.
Ainda no mesmo encontro, a coordenadora do Comitê e LATAM innovation e digital lab manager na 3M, Renata Decourt, fez o lançamento do programa 3Match – “a combinação das startups do mercado com os desafios da 3M”.
A reunião do Comitê de Indústria-Startup da ANPEI está disponível no nosso canal do Youtube. Confere lá!
Sobre o Comitê de Indústria-Startup
Teve início como grupo de trabalho e foi inaugurado oficialmente como Comitê na Conferência ANPEI 2019. Tem discussões abertas para não associados e o objetivo de dar match entre empresas e startups. Atualmente é coordenado pela LATAM Innovation & Digital Manager na 3M, Renata Decourt, e tem como vice coordenador o CEO da SEIP7, Luís Carlos Rosa. Confira as datas das próximas reuniões e programe-se desde já!
Sobre a ANPEI
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) é a única entidade brasileira multissetorial e independente do ecossistema de inovação que trabalha em prol do avanço da inovação no país, discutindo e elaborando políticas públicas voltadas ao tema. Com cerca de 200 associados, contabiliza 60% de todo o investimento em PD&I do país e metade da carteira de investimento em inovação do BNDES. Clique aqui, saiba mais e associe-se!