Ministro lança Portal da Inovação
Com o objetivo principal de aproximar as universidades e centros de pesquisa e as empresas na busca pela inovação nos diversos setores sócio-econômicos, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, lançou, no dia 24 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Portal da Inovação. Trata-se de um site, um espaço virtual, no qual as empresas podem encontrar pesquisas e pesquisadores para ajudá-las a desenvolver produtos e processos ou resolver outros problemas do interesse delas. Elas também podem oferecer oportunidades para os cientistas. No caso dos pesquisadores, eles podem oferecer suas pesquisas ou conhecimentos e encontrar oportunidade para desenvolver parcerias com as empresas.
Segundo o ministro, o Portal da Inovação é um instrumento que vai ajudar na interlocução e troca de informações entre empresas, comunidade técnico-científica, instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTIs) e organizações de apoio. “Ele é mais uma iniciativa do nosso sistema de ciência e tecnologia no sentido de fazer com que o setor empresarial faça um esforço, que tem que ser grande, cada vez maior, para que as empresas possam competir nesse mercado extremamente competitivo de hoje”, disse Rezende. “O Portal da Inovação é uma novidade no Brasil, porque nosso sistema de ciência e tecnologia é muito recente.”
Ainda de acordo com o ministro, no Portal Inovação as ICTIs, como universidades e centros de pesquisa, poderão, por exemplo, divulgar suas políticas institucionais de transferência de tecnologia, propriedade intelectual, registro de software, apoio a inventores, além de seus modelos de contratos, acordos e convênios firmados. No caso das empresas, elas poderão oferecer oportunidades em todas as áreas do conhecimento e em diferentes setores da economia, interagir com especialistas, obter informações exclusivas e indicar suas demandas por cooperação.
O Portal da Inovação conta com duas fontes de informação, que forma sua base de dados: a Plataforma Lattes (um banco de currículos da comunidade científica brasileira, administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq) e os registros inseridos diretamente no Portal. No começo, a maior parte dos dados do Portal são da Plataforma Lattes, sistema que abriga mais de 605 mil currículos de pesquisadores brasileiros e 20 mil grupos de pesquisas de mais de 300 instituições de pesquisa e desenvolvimento do país. Com o passar do tempo, os registros inseridos no próprio Portal vão se juntar a essa base de dados.
Mais informações podem ser obtidas no endereço do Portal da Inovação: www.portalinovacao.mct.gov.br.