Nanotecnologia é o uso da tecnologia para manipulação de matérias em escalas muito pequenas (atômica e molecular), impossíveis de serem trabalhadas manualmente. Essa tecnologia é muito associada às áreas de medicina, eletrônica, química, biologia, ciência da computação, física, engenharia dos materiais, entre outras áreas. Além disso, tem sido uma importante fronteira para a inovação industrial no mundo contemporâneo.
Essas áreas apresentam um grande potencial para a nanotecnologia por demandarem uma manipulação mais certeira de matérias com escalas menores, como medicamentos, conserto de equipamentos, etc. Com o intuito de apresentar mais sobre as aplicações da nanotecnologia, fizemos este artigo apontando seus principais usos.
Continue lendo e confira!
Afinal, para que serve a nanotecnologia? Conheça aplicações:
A nanotecnologia pode ter inúmeros usos no dia a dia de diversas indústrias. Falaremos das principais.
Biomedicina
As propriedades de alguns nanomateriais os tornam mais indicados para melhorar o diagnóstico precoce e no tratamento de diversas doenças neurodegenerativas (como o Alzheimer) e até mesmo o câncer. Essas nanopartículas conseguem atacar as células cancerígenas de forma seletiva, sem combater células saudáveis, e assim evitando a debilitação do corpo, o que acaba ocorrendo em tratamentos tradicionais, como na quimioterapia.
Em outros casos, nanomateriais também são utilizados pela indústria farmacêutica, como é o caso dos protetores solares.
Energia
Segundo estudos da Universidade de Quioto, painéis solares produzidos com nanomateriais podem duplicar a quantidade de luz solar que é convertida em corrente elétrica. Um protótipo de semicondutor produzido atesta esse potencial da nanotecnologia para este fim.
Além disso, o uso dessa tecnologia reduz custos na produção de energia eólica, contribuindo para a produção de turbinas eólicas leves e mais fortes.
Outro ponto importante a ser citado é que a nanotecnologia não potencializa apenas as energias renováveis, mas é um importante elemento para enriquecer o desempenho de combustíveis fósseis, pois com a tecnologia é possível isolar termicamente alguns nanocomponentes, o que gera economia de energia.
Eletrônica
Os nanotubos de carbono estão prestes a substituir o silício como material de produção de microchips e dispositivos de menor escala na indústria eletrônica, pois conseguem entregar dispositivos mais rápidos e eficientes. Por outro lado, há também os nanofios quânticos mais leves, que representam condutores mais resistentes.
O grafeno, material encontrado de forma abundante em solo brasileiro, é constantemente apontado como material promissor para o segmento da nanotecnologia em eletrônica, pois pesquisas indicam que este material pode ser utilizado para o desenvolvimento de diversos novos equipamentos, como telas flexíveis sensíveis ao toque.
Alimentação
Na indústria alimentícia, os nanobiossensores podem ser utilizados para detectar a presença de patógenos nos alimentos. Os nanocompostos, por outro lado, podem melhorar a produção de alimentos por aumentar a resistência térmica e mecânica destes, além de agir na diminuição da transferência de oxigênio nos produtos embalados.
Meio Ambiente
Em tempos em que a questão ambiental se mostra cada vez mais central, a nanotecnologia mostra que tem a muito a contribuir com o meio ambiente. Ela possibilita a purificação da água a partir de nanobolhas e do ar a partir de íons. Além disso, a nanofiltração pode reter materiais pesados.
Os nanocatalisadadores podem ser utilizados para tornar mais eficiente as reações químicas, o que permite que elas produzam mais, poluindo menos.
Indústria têxtil
A indústria têxtil é uma das pioneiras em termos de industrialização, sendo o primeiro setor a ser transformado em larga escala com a revolução industrial. E a nanotecnologia também se manifesta nessa área, contribuindo para o desenvolvimento de tecidos inteligentes, mais resistentes, duradouros e leves.
Perspectivas para a nanotecnologia no futuro e as suas aplicações
Como você pode observar, pelos exemplos apresentados, a nanotecnologia possui aplicações tanto em setores tradicionais, quanto em áreas inovadoras e mais voltadas para a tecnologia de ponta. Dessa forma, é item essencial para quem precisa inovar e adquirir competitividade no setor. E, por fim, lembre-se, o futuro começa agora! Comece a pensar em nanotecnologia como uma realidade para o seu negócio agora mesmo!
Faça parte da única associação de inovação multissetorial do país
Quer avançar no uso da nanotecnologia na sua empresa? A ANPEI reúne as maiores e mais inovadoras empresas e instituições de ciência e tecnologia do país. Você também pode fazer parte e fomentar a inovação em sua empresa. Associe-se à ANPEI!