Você conhece a série de requisitos de segurança de dados solicitados pelas grandes empresas? Mais, ainda, sabia que essas exigências não são apenas para os funcionários, mas também para muitos fornecedores e isso inclui as startups parceiras?
Se você não sabia disso, deixamos aqui a dica: é importante que quando a sua startup for se apresentar para as grandes empresas explique todos os protocolos de segurança da informação.
Sabendo da importância do tema e das dificuldades que muitas empresar enfrentam, o Comitê Indústria-Startup da ANPEI convidou especialistas no assunto: Rodrigo Bueno, sócio fundador da BB Chain, e Daniel Aviz, gerente de segurança da informação da TOTVS.
Rodrigo trouxe a atuação da startup no desenvolvimento e arquitetura de plataformas de Blockchain e como têm sido a relação da startup com grandes empresas quando o assunto é segurança dos dados.
Blockchain como sistema de segurança?
Uma das dúvidas que surgiu é se o blockchain pode ser uma ferramenta de segurança da informação. Mas antes de responder essa dúvida, importante entender o conceito dessa palavrinha.
O Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. De acordo com Bueno, o Blockchain melhora a comunicação entre diversas tecnologias, aumentando a eficiência e gerando confiança na utilização conjunta destas. Essa tecnologia vem para resolver um problema de ineficiência na troca de informação ao garantir sua integridade tanto para quem está enviando quanto para está recebendo.
Para Bueno, sim, o sistema pode ser uma alternativa para segurança dos dados. Mas, por ser algo relativamente novo, gera muita insegurança. Por isso, uma alternativa da BBChain para conquistar a confiança dos clientes foi associar-se à academia e às entidades da indústria, ressaltando a ANPEI como uma de suas grandes parceiras.
O case da Totvs e as dicas valiosas do especialista
O segundo case apresentado foi da TOTVS. Daniel Aviz, gerente de segurança da informação da TOTVS, explicou que a TOTVS é uma empresa que atende mais de quarenta mil clientes de diversas áreas, como agronegócio e segmentos financeiros.
Aviz ressaltou que assim como a TOTVS contrata startups para prestação de serviços, a TOTVS é contratada por empresas de portes muito maiores que ela e que possuem requisitos de segurança, regulatório e compliance maiores que os aplicados na área de tecnologia que ela está inserida.
Recomendou às empresas startups que conheçam o contexto em que seu produto e/ou serviço está inserido dentro do ambiente do cliente, pois isso facilita o entendimento quanto ao nível de segurança e regulatório que será exigido da startup.
Também deu a dica de que seja feita uma análise de riscos e ameaças pela startup sobre o cliente. Deve-se focar no que pode dar errado no ponto de vista da segurança e processos, além de colher feedback do contratante, para que fique visível para startup e para o cliente como o produto/serviço que está sendo ofertado pode afetar o cliente e como isto pode ser mitigado. Esse tipo de análise mostra para quem está contratando a startup que ela está atenta aos riscos e que sabe como reagir a eles ou até mesmo evitá-los.
A reunião do Comitê de Indústria-Startup da ANPEI foi realizada no dia 1 de julho e está disponível no canal da ANPEI no Youtube. Confere lá!
Sobre o Comitê de Indústria-Startup
Teve início como grupo de trabalho e foi inaugurado oficialmente como Comitê na Conferência ANPEI 2019. Tem discussões abertas para não associados e o objetivo de dar match entre empresas e startups. Confira as datas das próximas reuniões e programe-se desde já!
Sobre a ANPEI
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) é a única entidade brasileira multissetorial e independente do ecossistema de inovação que trabalha em prol do avanço da inovação no país, discutindo e elaborando políticas públicas voltadas ao tema. Com cerca de 200 associados, contabiliza 60% de todo o investimento em PD&I do país e metade da carteira de investimento em inovação do BNDES. Clique aqui, saiba mais e associe-se!