Ecossistemas de inovação têm estimulado a interação entre diversos setores de uma empresa, inclusive a melhora de diálogo entre corporações. Dessa forma, esse conceito tem aprimorado o modelo de gestão de diversas organizações no mundo todo.
Pequenas e grandes empresas têm apostado cada vez mais na criação de ambientes e pensamentos colaborativos, a fim de absorver efetivamente o melhor de cada colaborador. Assim, a instituição se beneficia com o aumento da capacidade de cooperação, bem como os profissionais que crescem em suas respectivas áreas.
Com isso, um ambiente que estimula a interação aprimora resultados individuais e em equipe, sendo conhecido como ecossistema de inovação.
Neste texto, você vai aprender as principais características desse conceito, além dos seus principais benefícios.
Boa leitura!
O que é ecossistema de inovação?
Um ecossistema de inovação nada mais é do que um conjunto de fatores que estimula a interação e cooperação. Parques tecnológicos, incubadoras e associações são exemplo desses ecossistemas. Com isso, tais ambientes acabam se tornando polos criativos com o objetivo de impulsionar o resultado de empresas e promover novos talentos.
Além disso, os ecossistemas de inovação também são locais onde acontecem rodadas de negócios, brainstorming para projetos, rodadas de negócios, entre outros. Assim, esse tipo de ambiente é sempre formado por organizações e tudo o que as cerca, como fornecedores, clientes e colaboradores.
Dessa maneira, tais ecossistemas necessariamente são formados pelos stakeholders, ou seja, por partes interessadas da instituição, direta ou indiretamente.
Benefícios desses ecossistemas
Os ecossistemas de inovação apresentam diversos benefícios para uma empresa e seus profissionais, como:
Troca de experiências
Independente do seu tempo de atuação, empresas de tecnologia estão sempre em busca de novidades. Dessa forma, sempre existem obstáculos a serem superados.
Em ecossistemas de inovação, você e a sua equipe podem aprender com os erros de outras pessoas, além de definir novas soluções para seus problemas. Isso acontece porque em um momento de troca, o nível de aprendizado costuma ser bastante elevado.
Com isso, as organizações conseguem crescer de maneira acelerada e assertiva, saindo na frente de seus concorrentes.
Reconhecimento da comunidade
Estar em um local inovador que estimula o aprendizado é muito importante tanto para a comunidade local quanto para o seus clientes. Isso acontece porque quanto mais avançado o polo tecnológico é, mais beneficiado o local à sua volta é.
Além disso, empresas que participam de ecossistemas de inovação costumam estar mais bem preparadas para atender às necessidades de seus clientes, tornando-se referência em seu nicho de atuação.
Redes de indicação
Muitas empresas não realizam parcerias por não conhecerem o trabalho das outras organizações. Ao trabalharem em conjunto, é possível ver de perto os resultados e métodos empregados. Isso aumenta a confiança e a rede de parcerias, o que ajuda no crescimento de todos os envolvidos.
Isso também é ótimo para os clientes, já que uma colaboração mútua impulsiona os resultados.
Melhora de habilidades
Um ecossistema de inovação é capaz de incentivar a melhora das habilidades dos profissionais de qualquer empresa. Dessa forma, fica mais fácil, inclusive, a captação de novos talentos.
Assim, as empresas já consolidadas no mercado são procuradas por profissionais que desejam aprender mais sobre a área, realizando networking e aprimorando os seus conhecimentos.
Exemplos de ecossistemas de inovação
Um exemplo famoso de um ecossistema de inovação é o Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos. Nessa região há grandes empresas de tecnologia junto a várias universidades que fornecem novos talentos e conhecimento ao ambiente.
No Brasil também existem alguns polos tecnológicos, como os que acontecem em Campinas, São Paulo. Toda a região conta com empresas que são voltadas para o desenvolvimento tecnológico e inovador.
Além disso, a ANPEI é uma das referências no que diz respeito ao incentivo a novas tecnologias e colaboração com ecossistemas de inovação.
O Comitê ICT-Empresa da Anpei, por exemplo, debate todos os meses tópicos que ajudam na melhoria do relacionamento e no aumento da contribuição entre Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas, a fim de expandir o desenvolvimento no país.
Faça parte da revolução tecnológica
A ANPEI reúne grandes empresas de tecnologia do Brasil e diversas organizações científicas e tecnológicas com o fim de promover a inovação em âmbito nacional. Você também pode fazer parte para fomentar a inovação em sua empresa. Associe-se à ANPEI!