Pele Nova vence etapa nacional do Prêmio Finep
Com o Biocure, uma membrana natural que promove a regeneração de tecidos da pele, a Pele Nova Biotecnologia viu reconhecida sua capacidade de gerar pesquisa e desenvolvimento. A biomembrana deu à empresa associada da ANPEI a condição de vencedora da etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica de 2006 na categoria Produto. A solenidade de premiação foi realizada no dia 12 de dezembro, em Brasília.
Instalada no estado do Mato Grosso do Sul, a Pele Nova concorreu pela região Centro-Oeste. As demais vencedoras foram a Vinibrasil – Vinho do Brasil, de Pernambuco, na categoria Processo, a Nuteral – Indústria de Formulações Nutricionais, do Ceará, na categoria Pequena Empresa, e a Mectron – Engenharia, Indústria e Comércio, de São Paulo, na categoria Grande Empresa. Duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também receberam o Prêmio Finep. Na categoria Instituição de C&T foi a Embrapa-Algodão, da Paraíba, e na categoria Inovação Social foi a unidade Milho e Sorgo, de Minas Gerais. Paulo Ferrara de Almeida Cunha, da região Sudeste, ganhou o prêmio na categoria Inventores Inovadores.
Como já ocorreu no ano passado, a ANPEI concederá às empresas e instituições de C&T participantes da etapa nacional do Prêmio Finep a primeira anuidade gratuita para aquelas que se associarem à entidade.
Ampla representação
Além da categoria Produto, a Pele Nova chegou à etapa nacional do Prêmio Finep também na categoria Pequena Empresa. E outras quatro associadas da Anpei estiveram na disputa final. A Eletrononorte, de Rondônia, e a Motorola Industrial, de São Paulo, se classificaram na categoria Processo, enquanto a Braskem (RS) concorreu como Grande Empresa e a Agência de Inovação Inova Unicamp (SP), como Instituição de C&T.
Ao todo, a etapa nacional do Prêmio Finep contou com 29 participantes, entre empresas e instituições de pesquisa das cinco regiões do Brasil. Essas foram as que venceram as etapas regionais, nas quais se inscreveram 677 concorrentes. A categoria Produto, mais procurada, apresentou 307 projetos. Em seguida, ficaram Inovação Social, com 159, e Processo, com 116. As etapas mais concorridas foram Sudeste e Sul, que tiveram 257 e 134 participantes, respectivamente.