Tecnologia é aliada importante para cortar custos, reduzir o tempo de criação de produtos e melhorar processos em diversos segmentos da indústria
Companhias que se empenham para desenvolver projetos inovadores e eficientes não têm espaço para erros. Por isso, cada vez mais empresas recorrem à simulação computacional para tomarem decisões mais acertadas e melhorarem o desempenho dos seus produtos. Essa tecnologia já é realidade para profissionais que atuam em design de produtos e processos, mostrando enorme capacidade de crescimento para outras áreas à medida que a indústria se aprimora. Seu uso inteligente oferece a possibilidade de prever diferentes cenários de uso, com um potencial fantástico para otimizar projetos e cortar custos no desenvolvimento de produtos.
Ano após ano, a evolução da simulação fica mais evidente, se destacando em macrotendências do mercado, como a digitalização, a inserção da automação, os processos de eletrificação e a popularização de dispositivos inteligentes. Todas essas inovações circundam e se utilizam dos conceitos de simulação computacional para existirem.
O investimento em simulação computacional cresceu na ordem de dois dígitos anuais nos últimos 40 anos, impulsionado pelo massivo uso, grande conhecimento sobre essa tecnologia e avanços dos computadores, de acordo com a Cambashi. Empresas de grande, médio e pequeno porte estão investindo na simulação com o objetivo de se tornarem ainda mais competitivas no mercado. Além disso, o retorno sobre o investimento em simulação é favorável em aspectos como diminuição do tempo para comercialização, redução da necessidade de protótipos físicos, de custos de garantia e melhora na eficiência de produtos.
“É absolutamente impossível pensar em inovação, no mundo de hoje, sem basear esta inovação em experimentos virtuais. A complexidade, a sustentabilidade e a economicidade de projetos inovadores, incrementais ou não, demandam que as análises sejam feitas virtualmente, de forma segura e com baixo custo. A área de desenvolvimento de software de engenharia da ESSS criou, ao longo de 25 anos, um espaço criativo, aberto a novas tecnologias e novas idéias que, entre outras coisas, nos permitem desenvolver softwares de engenharia em muito menos tempo que qualquer outra software house, um exemplo, em si, de uma grande inovação.” Carlos Fontes, Gerente de O&G – ESSS
A ESSS é uma empresa brasileira pioneira na simulação em grande escala que dedica força total para democratizar o uso dessa tecnologia. Com softwares próprios e ferramentas de simulação computacional criadas pela Ansys, empresa líder mundial no segmento, a ESSS levou a simulação a um grande número de empresas no Brasil e na América Latina. Um desses exemplos é a Embraco, uma das primeiras empresas a adotar a simulação de engenharia na indústria de refrigeração mundial. Trabalhando colaborativamente por meio de uma plataforma compartilhada de simulação apoiada pela ESSS e pela Universidade Federal de Santa Catarina, a Embraco introduziu inovações que mudaram a natureza dos projetos de compressores.
“Um protótipo físico que não é aprovado em um ensaio representa um impacto muito maior do que o custo do componente reprovado, ou do que o tempo para a realização de um novo teste. A pressão para lançamento do produto pode levar à adoção de medidas corretivas que encarecem o produto, ou ao abandono de idéias inovadoras que precisavam apenas de alguns ajustes. Por isso empresas inovadoras têm se apoiado na simulação computacional para realizar ciclos de desenvolvimento cada vez mais rápidos, nos quais milhares de configurações são testadas virtualmente, na busca por soluções inovadoras e competitivas.” Rodrigo Ferraz, Coordenador de Negócios – ESSS
Sobre a ESSS
A ESSS é a mais nova associada ANPEI, uma multinacional brasileira sediada em Florianópolis/SC que disponibiliza ao mercado avançadas ferramentas de simulação computacional e Computer-Aided Engineering (CAE), além de softwares sob medida. A empresa é responsável pelo desenvolvimento do Rocky DEM, software 100% brasileiro, referência mundial em simulação por elementos discretos, e do ALFAsim, um dos 3 únicos softwares comerciais do mundo capazes de simular escoamentos multifásicos para O&G.
É um Ansys Elite Channel Partner, qualificação concedida a poucos dos mais de 130 parceiros da Ansys, empresa líder mundial em simulação de engenharia. A ESSS representa oficialmente a Ansys para a América Latina e Ibéria, oferecendo soluções de simulação estrutural, fluidodinâmica, eletromagnética e multifísica.
Essas soluções têm papel fundamental nos projetos de algumas das empresas mais inovadoras do mundo para fornecerem produtos radicalmente melhores e mais eficientes aos seus mais de 500 clientes nos mais diversos segmentos da indústria, como óleo e gás, aeroespacial, automotivo, metal mecânico, geração de energia, turbomáquinas, processos químicos e mineração.