O mundo dos negócios na atualidade é extremamente dinâmico. Novidades surgem a todo momento. E grande parte deste processo se deve à transformação digital, que une tanto a descoberta de novas tecnologias quanto o amadurecimento da chamada ‘cultura digital’, iniciada de forma tímida nos anos 90 e amadurecida nas décadas seguintes.
Esse fenômeno impactou todas as áreas da nossa sociedade, incluindo os negócios. Dessa maneira, é necessário que empreendedores e gestores da atualidade conheçam os impactos da transformação digital e inovação nas empresas contemporâneas. Para auxiliá-lo, fizemos este breve artigo tratando sobre o tema. Confira!
O que é transformação digital e qual a sua relação com a inovação?
Transformação digital é um conceito no qual as empresas e negócios utilizam da tecnologia e ferramentas para inovar determinados processos e produtos dentro da empresa. Além disso, utilizam metodologias e aspectos da chamada cultura digital para incluir o negócio na era digital.
Esse processo inicia-se no Brasil em meados da década de 1990, com a popularização dos computadores pessoais e, principalmente, da internet. Também nesta época a chamada cultura digital começa a ser amadurecida, com o surgimento das primeiras redes sociais e softwares de trocas de mensagem online, jogos, entre outros.
As pessoas que viveram e cresceram nessa época criaram um novo tipo de linguagem muito associada à internet, computadores e popularização dos celulares — e, posteriormente, dos smartphones. Estas novas tecnologias abriram espaço para a idealização e criação de novos serviços, a fim de gerar novas demandas, melhorar ofertas, otimizar custos e ganhar escala de produção. Empresas mais tradicionais e antigas tiveram que se atualizar quanto a isso para não ficar para trás. Atualmente, além de incluir a transformação digital, a empresa precisa tratá-la como elemento central.
Isso ocorre porque a chamada Geração Z, nascida entre meados dos anos 1990 até 2010 e que viveu de forma completa a era digital, corresponderá 40% dos consumidores de todo o mundo no ano de 2020. Dispensar essa receita não é uma opção para as empresas.
Dessa maneira, a inovação na atualidade está ligada diretamente à tecnologia, mas não se resume a apenas isso. Também está ligada a mudanças na cultura administrativa dos negócios, que é voltada para a adequação à nova demanda de consumidores ligados à cultura digital.
Isso envolve tanto a modernização de equipamentos (computadores, drones e demais equipamentos eletrônicos) quanto a otimização de metodologias e, principalmente, softwares. Nesse contexto, temos como exemplo a indústria 4.0, conceito que abrange todas as transformações envolvidas na informatização dos processos industriais. O resultado esperado desta nova revolução industrial é o surgimento de fábricas inteligentes, com plena capacidade e autonomia para gerenciar diversos aspectos do dia a dia de uma fábrica.
Já na telefonia móvel, estamos chegando à quinta geração de internet móvel: o chamado 5G. Muito mais do que velocidade, essa evolução da internet procura contemplar as necessidades de um mundo em que teremos inúmeros dispositivos conectados e em constante comunicação – ou seja, o 5G vem para concretizar cada vez mais o conceito de internet das coisas.
De que forma a empresa pode se adequar a essa nova realidade?
O primeiro passo é entender o que é a transformação digital, sua ligação com a inovação e sua importância para os negócios da atualidade. Depois disso, é importante montar uma estratégia para colocar essa metodologia em prática, que deve passar, necessariamente, pela implementação de ferramentas e instrumentos tecnológicos na empresa.
Contudo, tão importante quanto isso está a colocação de profissionais adaptados à cultura digital nos setores estratégicos da empresa. Isso é importante pois estes têm maior facilidade para compreender e desenvolver uma linguagem compatível com o público consumidor da chamada Geração Z.
Com isso, a empresa conseguirá implementar de forma muito natural mecanismos da transformação digital em todos os setores da empresa, desde o marketing até a gestão de fornecedores, por exemplo.
Por fim, cabe a ressalva de que não há uma receita pronta. Vivemos em um contexto de mutação constante nos mercados, portanto as evoluções precisam ocorrer continuamente. Acompanhe atentamente as novidades do mundo digital, interaja com novas soluções e outros players do mercado e nunca deixe de se movimentar! Nesse sentido, a ANPEI é um ótimo espaço para se inserir nas discussões contemporâneas sobre inovação e transformação digital.
Em suma, a transformação digital é um fenômeno que já se tornou realidade no mundo dos negócios. Adaptar-se a ela não é uma opção, mas uma necessidade para que a empresa consiga dialogar e competir em um mercado imerso na cultura digital. Apresentamos ao longo do artigo as principais dicas para que você consiga atender a esta necessidade de forma efetiva, inovando a abordagem e prática do negócio.
Faça parte da única associação de inovação multissetorial do país
E você, busca acelerar e aprofundar a transformação digital na sua empresa? Então conheça agora mesmo o Comitê de Gestão da Inovação da ANPEI, espaço dedicado a discutir cases e práticas da gestão da inovação nas empresas. O comitê conta com executivos que vivenciaram na pele os desafios e conseguiram alcançar êxito.
A ANPEI reúne as maiores e mais inovadoras empresas do país, além de instituições de ciência e tecnologia a fim de promover a inovação em âmbito nacional. Você também pode fazer parte para fomentar a inovação em sua empresa. Associe-se à ANPEI!