Vivemos na era digital. O mundo está se transformando rapidamente e a tecnologia tem sido o principal combustível dessa transformação. A mudança ocorre em todas as esferas da sociedade, como na cultura, lazer e nos negócios. Um dos elementos tecnológicos que vem ganhando destaque é a internet das coisas, também conhecida por sua sigla em inglês IoT.
Mas afinal, você sabe do que se trata realmente a IoT e como ela afetará o mundo dos negócios? Para esclarecer o tema, preparamos este breve artigo sobre o assunto. Continue lendo e confira.
O que é a Internet das Coisas (IoT)
Como tudo que é recente, ainda é difícil dar uma definição exata sobre o que realmente é a IoT e como ela de fato funcionará. Em seu início, nem mesmo o maior entusiasta da internet poderia imaginar que ela viria a se tornar o que é hoje. Contudo, podemos destacar alguns pontos básicos.
A IoT consiste em um conceito que aborda a capacidade dos objetos se conectarem e realizarem interações entre si, entre sistemas, ambientes e pessoas. Um exemplo prático que podemos dar de aplicações da IoT na atualidade são as portas automáticas e torneiras que ligam por sensor.
A agricultura, setor que pouco ligamos aos avanços tecnológicos, é uma das áreas que mais está investindo em IoT, especialmente por conta da capacidade desta em elevar a produtividade — conforme destaca a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
Por fim, vale ressaltar que a maior expectativa em relação à IoT está na sua capacidade de elevar a produção por meio de sistemas ciber-físicos. Com eles, torna-se possível promover a automatização de processos de forma inteligente, por meio de interação entre máquinas, veículos, produtos e ambientes.
Entenda por que a IoT é revolucionária
A IoT tem tudo para mudar o mundo. Nada será como antes. Especialmente nos negócios. Até os dias de hoje, muitas das atividades que fazemos são mecânicas e repetitivas. Isso tolhe a nossa criatividade e aumenta a quantidade de erros humanos. Não somos máquinas e não fomos feitos para elaborar processos repetitivos. Pelo contrário, ficamos entediados e os erros vão se multiplicando.
Com a automatização, movimento natural da tecnologia e da sociedade contemporânea, a mecanização do trabalho e os erros humanos têm diminuído. Dessa maneira, as pessoas ficam livres para trabalhos que as máquinas não são capazes de fazer, especialmente os relacionados à gestão. Assim, a produtividade do negócio aumenta, bem como a qualidade de seus serviços e produtos.
Veja como as empresas devem se preparar para esta nova realidade
Existem várias ações que os negócios devem adotar para se preparar para a IoT. Entre elas, destacamos a segurança da informação. Segundo Yuval Harari, historiador da Universidade Hebraica de Jerusalém, o grande ativo dos nossos tempos são os dados. Dessa maneira, é fundamental que as empresas — e pessoas, tenham capacidade de proteger seus dados.
Investimentos em segurança da informação são essenciais. Além disso, é necessário trabalhar a cultura da empresa adaptando para a realidade da IoT, investir em tecnologia (equipamentos), flexibilizar as relações de trabalho — uma vez que a própria concepção de trabalho mudará e, acima de tudo, se preparar para a nova realidade — estudando-a e conhecendo-a.
Sendo assim, a internet das coisas (IoT) não deve ser encarada como algo a ser pensado para o futuro, mas agora. Já podemos observar movimentos no ramo dos negócios de adoção desta importante ferramenta, e não apenas no setor de tecnologia, mas até mesmo no setor primário, como a agricultura. E você, o que está esperando para se preparar para esse fenômeno?
Faça parte da única associação de inovação multissetorial do país
A ANPEI reúne as maiores e mais inovadoras empresas do país, além de instituições de ciência e tecnologia, entidades que têm muito a compartilhar sobre IoT. Você também pode fazer parte para alavancar a inovação em sua empresa. Associe-se à ANPEI!