Quando se tem uma empresa, saber com quais outras empresas ou associações se engajar pode ser uma dúvida recorrente nos conselhos. Será que uma associação de inovação é vantajosa?
Neste texto vamos discorrer melhor sobre o que é fazer parte de uma associação e quais as vantagens para sua empresa e os impactos no desenvolvimento tecnológico do Brasil.
A função de uma associação de inovação
Antes de tudo, uma associação é uma organização que reúne vários players do mercado para a promoção e a realização de algum objetivo comum que, no caso, é inovar.
No setor empresarial, o associativismo prevê que as empresas conectem-se e colaborem para promover e potencializar seu segmento e suas metas. Sendo assim, a ideia é melhorar as estratégias competitivas no mercado de todos os associados.
O associativismo é uma ferramenta para o crescimento da empresa, aumentando a competitividade dos empresários que decidem associar-se e, por consequência, criando oportunidades de desenvolvimento individual e coletivo.
As vantagens de fazer parte de uma associação de inovação
Associação empresa x empresa:
Empresas procuram a cooperação para melhorarem seus resultados. A união de diferentes empresas não permite apenas mais rendimentos, mas também aumenta o poder de negociação delas individualmente e diminui os riscos que correm no mercado, permitindo que se beneficiem da economia de escala (diminuindo custos de produção e incremento de bens e serviços).
Os benefícios da associação de inovação entre empresas são, nomeadamente:
- União de esforços conjuntos fortalece a capacidade de ação das empresas e aumenta significativamente força dessas ações;
- O ambiente colaborativo possibilita um volume maior de criação e de compartilhamento de soluções;
- Ações e investimentos podem ser assumidos em conjunto para diminuir custos e reduzir os riscos associados;
- Condições favoráveis para inovação resultantes da integração e da parceria entre empresas e instituições como universidades, centros de tecnologia e outros;
- Acúmulo de capital social pelos associados e aumento na confiança entre eles, criando um ambiente mais aberto para a discussão de problemas, compartilhamento de soluções e aprendizagem coletiva.
Associação empresa x outras instituições
Por outro lado, a associação entre empresas e instituições, como universidades, institutos de tecnologia e outros, também tem vantagens muito claras. A primeira e mais óbvia é o fomento de produtos inovadores, pois esse tipo de parceria permite o acesso direto a novos conhecimentos, tecnologias e ferramentas criando um ecossistema que permite a concepção de produtos ou processos inovadores.
Em segundo lugar, uma associação pode resolver conflitos de propósitos. Esse tipo de problema surge com a divergência de interesses entre ambas as partes e a associação pode minimizar esses conflitos através da mediação e da experiência adquirida.
Esse tipo de parceria, ao alimentar as indústrias e o mercado com produtos e processos inovadores ajuda no crescimento do país mesmo diante da concorrência global.
Fundamental para o país
O desenvolvimento tecnológico no Brasil é uma ferramenta chave para superar os desafios que o país vem enfrentando e fazer a produtividade da economia voltar a crescer, depois de décadas estagnada.
Há uma série de tecnologias sendo criadas e pensadas globalmente e não conseguir acompanhá-las é preocupante. Não só pela aspiração de fazer parte do grupo de países que inova no mundo, mas porque o grande determinante da produtividade é a tecnologia, sendo assim um ponto extremamente importante para melhorar a economia brasileira.
Segundo Carlos Américo Pacheco, Diretor Presidente do Conselho Técnico da Fapesp, em entrevista ao Jornal da USP, há uma boa capacidade científica existente nas próprias universidades brasileiras e o principal gargalo nesse aspecto é conseguir motivar as empresas a desenvolver estratégias mais robustas de união com o setor acadêmico, com objetivo de desenvolver estratégias de inovação.
Além disso, os impactos de uma associação não estão restritos apenas ao plano econômico do país, mas também em sua atuação na política e na cultura, buscando sempre tornar esses ambientes mais favoráveis para o estímulo do desenvolvimento e da criação de tecnologias. Há repercussões diretas nesses campos, promovendo alterações na visão dos brasileiros e nas políticas de incentivo.
Colaboração é a palavra
Um ambiente colaborativo é ideal para a fomentação da inovação. Circular ideias entre diferentes empresas e entre outros ambientes é uma estratégia muito eficiente para o surgimento de soluções arrojadas. Por outro lado, o Brasil também tem muito a ganhar com essa união objetivada e mediada entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, tanto politicamente e culturalmente quanto economicamente.
Inove junto a uma associação multissetorial
Conheça a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – ANPEI. Nós trabalhamos junto com instâncias do governo, com os setores produtivos e com os formadores de opinião, para disseminar a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Brasil. Entre em contato e associe-se.