No gerenciamento de qualquer organização, existem muitos fatores a serem analisados e um que merece destaque especial é a gestão da inovação. Isto, pois, entre outras coisas, ele tende a impulsionar o negócio, fazendo-o permanecer atual frente ao mercado e contribuindo para o desenvolvimento nacional.
Com o objetivo de simplificar o entendimento de gestão da inovação e apresentar seus pontos mais relevantes para as empresas, produzimos este artigo.
O que é gestão da inovação?
Nos dias de hoje, gestores das mais diversas áreas têm entendido a importância da inovação para o mundo corporativo. De fato, os benefícios de uma boa gestão são inúmeros, mas o principal é apresentar produtos ou serviços originais ao público, que agregam valor à marca através da inventividade e permitam que a empresa se destaque no seu nicho de mercado.
Contudo, para esse processo ser bem sucedido, é preciso estruturá-lo de forma consistente. Essa é a principal tarefa da gestão da inovação dentro das empresas atualmente.
Logo, por gestão da inovação podemos entender um segmento institucional específico voltado para o gerenciamento criativo da organização a fim de potencializar os seus resultados.
A gestão de inovação eficiente
Para que a gestão da inovação cumpra com o seu papel fundamental, é necessário que se tenha bastante organização e objetivos claros. Só assim será possível desenvolver de forma eficiente o setor em sua empresa.
A partir disso, teceremos 6 dos pontos mais importantes para a gestão da inovação.
1. Assuma que você deverá se arriscar
O primeiro ponto desta lista vem antes mesmo da implementação em si: trata-se de assumir que você deverá se arriscar para conseguir, de fato, gerar mudança dentro de seu ambiente de trabalho.
Evidentemente, aqui não falamos de um risco sem cálculo ou o mínimo de organização, mas no sentido de se expor e aprender com os próprios erros. Você precisará mostrar para os seus colaboradores as suas ideias e estar aberto à críticas e reformulações se quiser dar início a uma gestão da inovação de sucesso.
Nesse sentido, para ser um bom gestor nesse segmento, é preciso ter em mente que trazer à público as suas ideias, sem medos ou receios, é parte do processo.
2. Inclua a gestão da inovação no organograma de sua empresa
Em segundo lugar, portanto, deve-se incluir a gestão da inovação dentro do organograma da sua empresa. É muito importante o entendimento de que esta área de atuação é legítima como todas as outras, necessitando de autonomia e recursos assim como as demais.
Logo, defenda o entendimento de que ela é uma das frentes principais de um negócio, afetando as estratégias, as campanhas e, consequentemente, os resultados conquistados.
3. Faça um bom networking
Em seguida, o que você deverá fazer é consolidar a gestão da inovação através da criação de boas referências e um caminho possível é o networking. Para ser um profissional criativo, com projetos de qualidade na área de inovação, é preciso circular, conversar com outros profissionais e estudiosos, frequentar cursos, oficinas e palestras sobre o tema, etc.
4. Invista na capacitação de todos os envolvidos
Como nada funciona de forma isolada, para implantar uma gestão da inovação de qualidade, é preciso de uma equipe devidamente qualificada. Por isso, invista na capacitação de todos os profissionais envolvidos no processo. Ou, se possível, até mesmo de todos os profissionais da empresa. A partir disso, espera-se criar, de fato, uma cultura da inovação, onde todos entendam não apenas os seus procedimentos, mas a necessidade da mesma.
5. Estude cases de sucesso
Aproveite a mobilização coletiva para estudar e apresentar cases de sucesso que ajudarão a organização a visualizar, na prática, como as pessoas têm conseguido aprimorar produtos e serviços através da criatividade.
Possivelmente, a construção dessas referências, de uma cultura de inovação e de uma maior autonomia do setor ajudarão a criar uma identidade única para o empreendimento, destacando o mesmo dentro de seu nicho de mercado. Desse modo, amplie a discussão também para aqueles casos que não conseguiram obter os resultados esperados e entenda o porquê disso, justamente, para evitar reproduzir certos erros. Acredite, isso pode fazer toda a diferença!
6. Entenda o ambiente legal
Por fim, a dica é não desconsiderar também o ambiente legal, sendo necessário estudá-lo e incorporá-lo às discussões. Isso porque quando falamos de criatividade e inovação, podemos envolver questões como direitos autorais, propriedade intelectual, entre outros assuntos que precisam ser tratados com cautela. Esteja, assim, sempre em contato com a área jurídica da empresa para garantir o andamento adequado e legal do processo inovativo.
O core da gestão da inovação
É fundamental entender que a gestão da inovação é um procedimento muito importante, mas que é um trabalho continuado e que gera resultados somente em médio e longo prazo.
Para que os processos inovativos e a cultura da inovação se consolidem em sua empresa, é fundamental que haja investimento, olhar constante e colaboração para com outras empresas, instituições e setores.
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