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Os pontos mais importantes da gestão da inovação

10 de maio de 2019in Gestão da Inovação 0 Comments 0 Likes

No gerenciamento de qualquer organização, existem muitos fatores a serem analisados e um que merece destaque especial é a gestão da inovação. Isto, pois, entre outras coisas, ele tende a impulsionar o negócio, fazendo-o permanecer atual frente ao mercado e contribuindo para o desenvolvimento nacional.

Com o objetivo de simplificar o entendimento de gestão da inovação e apresentar seus pontos mais relevantes para as empresas, produzimos este artigo.

O que é gestão da inovação?

Nos dias de hoje, gestores das mais diversas áreas têm entendido a importância da inovação para o mundo corporativo. De fato, os benefícios de uma boa gestão são inúmeros, mas o principal é apresentar produtos ou serviços originais ao público, que agregam valor à marca através da inventividade e permitam que a empresa se destaque no seu nicho de mercado.

Contudo, para esse processo ser bem sucedido, é preciso estruturá-lo de forma consistente. Essa é a principal tarefa da gestão da inovação dentro das empresas atualmente.

Logo, por gestão da inovação podemos entender um segmento institucional específico voltado para o gerenciamento criativo da organização a fim de potencializar os seus resultados.

A gestão de inovação eficiente

gestão da inovação pontos importantes

Para que a gestão da inovação cumpra com o seu papel fundamental, é necessário que se tenha bastante organização e objetivos claros. Só assim será possível desenvolver de forma eficiente o setor em sua empresa.

A partir disso, teceremos 6 dos pontos mais importantes para a gestão da inovação.

1.   Assuma que você deverá se arriscar

O primeiro ponto desta lista vem antes mesmo da implementação em si: trata-se de assumir que você deverá se arriscar para conseguir, de fato, gerar mudança dentro de seu ambiente de trabalho.

Evidentemente, aqui não falamos de um risco sem cálculo ou o mínimo de organização, mas no sentido de se expor e aprender com os próprios erros. Você precisará mostrar para os seus colaboradores as suas ideias e estar aberto à críticas e reformulações se quiser dar início a uma gestão da inovação de sucesso.

Nesse sentido, para ser um bom gestor nesse segmento, é preciso ter em mente que trazer à público as suas ideias, sem medos ou receios, é parte do processo.

2.   Inclua a gestão da inovação no organograma de sua empresa

Em segundo lugar, portanto, deve-se incluir a gestão da inovação dentro do organograma da sua empresa. É muito importante o entendimento de que esta área de atuação é legítima como todas as outras, necessitando de autonomia e recursos assim como as demais.

Logo, defenda o entendimento de que ela é uma das frentes principais de um negócio, afetando as estratégias, as campanhas e, consequentemente, os resultados conquistados.

3.   Faça um bom networking

Em seguida, o que você deverá fazer é consolidar a gestão da inovação através da criação de boas referências e um caminho possível é o networking. Para ser um profissional criativo, com projetos de qualidade na área de inovação, é preciso circular, conversar com outros profissionais e estudiosos, frequentar cursos, oficinas e palestras sobre o tema, etc.

4.   Invista na capacitação de todos os envolvidos

Como nada funciona de forma isolada, para implantar uma gestão da inovação de qualidade, é preciso de uma equipe devidamente qualificada. Por isso, invista na capacitação de todos os profissionais envolvidos no processo. Ou, se possível, até mesmo de todos os profissionais da empresa. A partir disso, espera-se criar, de fato, uma cultura da inovação, onde todos entendam não apenas os seus procedimentos, mas a necessidade da mesma.

5.   Estude cases de sucesso

Aproveite a mobilização coletiva para estudar e apresentar cases de sucesso que ajudarão a organização a visualizar, na prática, como as pessoas têm conseguido aprimorar produtos e serviços através da criatividade.

Possivelmente, a construção dessas referências, de uma cultura de inovação e de uma maior autonomia do setor ajudarão a criar uma identidade única para o empreendimento, destacando o mesmo dentro de seu nicho de mercado. Desse modo, amplie a discussão também para aqueles casos que não conseguiram obter os resultados esperados e entenda o porquê disso, justamente, para evitar reproduzir certos erros. Acredite, isso pode fazer toda a diferença!

6.   Entenda o ambiente legal

Por fim, a dica é não desconsiderar também o ambiente legal, sendo necessário estudá-lo e incorporá-lo às discussões. Isso porque quando falamos de criatividade e inovação, podemos envolver questões como direitos autorais, propriedade intelectual, entre outros assuntos que precisam ser tratados com cautela. Esteja, assim, sempre em contato com a área jurídica da empresa para garantir o andamento adequado e legal do processo inovativo.

O core da gestão da inovação

É fundamental entender que a gestão da inovação é um procedimento muito importante, mas que é um trabalho continuado e que gera resultados somente em médio e longo prazo.

Para que os processos inovativos e a cultura da inovação se consolidem em sua empresa, é fundamental que haja investimento, olhar constante e colaboração para com outras empresas, instituições e setores.

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