12/07/2017
Na manhã de hoje, 12 de julho, o Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, foi palco da “Comissão Geral Marcha para a Ciência”, que debateu com parlamentares, especialistas e representantes do governo sobre a situação do setor de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) no Brasil.
O deputado Celso Pansera propôs o debate em razão dos recentes cortes orçamentários no setor. “Queremos que o Congresso, durante o debate do orçamento de 2018, amplie as verbas para a área de C,T&I e inclua um dispositivo que proíba o governo de contingenciá-las”, afirmou Pansera.
Segundo o deputado, o governo federal anunciou cortes no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) de aproximadamente R$ 2,54 bilhões. Pansera ressaltou que esse é o menor valor para a área em 12 anos.
Participaram da Comissão instituições acadêmicas, empresariais e governamentais, como ABC, SBPC, Confap, Abipti, Anprotec, Andifes, Abuem, CNPq, Capes, Finep, Embrapa, CNI, Anpei, Confies, Fortec, Marinha do Brasil, MCTIC e MDIC.
Na ocasião, o vice-presidente da Anpei, Luiz Mello, ressaltou a educação como a base para o desenvolvimento do país, e ciência, tecnologia e inovação como questões estratégicas e de suma importância para o futuro.
Confira a Comissão Geral completa pelo vídeo abaixo. A participação do vice-presidente da Anpei se dá entre 2h06m50s e 2h09m30s.