13º Fórum Brasil Capital de Risco
Empreendedores já podem se cadastrar no processo de seleção para o 13º Fórum Brasil Capital de Risco, evento que acontece no mês de dezembro, em local a ser definido. Durante a roda de negócios, empresários terão a oportunidade de expor planos de negócios e estratégias de inovação tecnológica a capitalistas de risco. Promovida pela Finep desde 2000, a série de eventos já viabilizou investimentos em 22 empresas brasileiras de base tecnológica, em um montante de R$ 142,3 milhões. Nas 12 edições anteriores, foram apresentados 137 empreendimentos, selecionados entre cerca de 2.247 candidatos.
Os interessados em participar da próxima edição devem se cadastrar até o dia 9 de outubro no Portal Capital de Risco Brasil, no link “Cadastro de Empreendedores”. Antes, porém, é importante ler atentamente as instruções para cadastramento e os critérios de seleção. Assim, o empreendedor conhecerá o funcionamento do Fórum e poderá identificar se o perfil de sua empresa se enquadra nos objetivos do evento.
O sigilo das informações cadastrais é garantido por mecanismos de segurança do Portal, que impedem pessoas não autorizadas a ter acesso aos dados apresentados no formulário. Além disso, toda a equipe envolvida na seleção assina um Termo de Compromisso de Sigilo, através do qual se obriga a não divulgar nem utilizar qualquer informação fornecida através do site.
A etapa seguinte ao cadastramento é a pré-seleção dos projetos, realizada por uma equipe especializada da Finep. Após este primeiro filtro, os empreendimentos pré-qualificados são convidados a se apresentar à banca de seleção do evento, composta por analistas especializados da Finep, consultores do mercado e investidores. São eles que definem quais empreendimentos irão efetivamente participar do Fórum Brasil.
As selecionadas passam então por um período de dois meses de treinamento promovido pela Finep, no qual são abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras dos empreendimentos, além do aperfeiçoamento das apresentações aos investidores. Para Valdemar Stelita, sócio da Novo Filme, empresa que participou do 9º Fórum Brasil, o treinamento promovido pela Finep é fundamental para o sucesso da negociação com os capitalistas de risco. “A Finep nos ensina a falar a língua do investidor. São cerca de dois meses de treinamento no qual aprendemos a transmitir de forma clara as vantagens de nosso empreendimento”, explica.
Fonte: Portal Capital de Risco Brasil