Fapeal cria bolsas de extensão tecnológica
Em uma iniciativa inédita para as incubadoras de empresas do país, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) aprovou a criação do Programa de Bolsas de Extensão Tecnológica, apresentada pela Rede Alagoana de Incubadoras de Empresas (Raie). Este é um bom exemplo de como as FAP’s podem criar novas formas de apoio direto às incubadoras e seus profissionais. A Fapeal irá beneficiar gerentes de incubadoras e técnicos que trabalham na estruturação dos arranjos produtivos locais (APL’s) do Estado.
O programa é um instrumento de fomento e estímulo para a formação de profissionais que atuam em projetos de desenvolvimento tecnológico considerados estratégicos para o estado de Alagoas. Os profissionais que trabalham com as incubadoras receberão bolsas de estudos para realizarem projetos inovadores de P&D. A estratégia do programa está direcionada para a fixação e capacitação de capital intelectual que atraia atividades de inovação tecnológica através de P&D.
Para o coordenador da RAIE, Edmilson Gomes Fialho, a iniciativa é fundamental para garantir maior permanência dos gerentes nas incubadoras, pois “além da incubadora de empresas, o gerente também fará parte de um projeto de pesquisa da Fundação”, afirma.
A Fapeal espera que este programa sirva como uma espécie de centelha para outras incubadoras e FAP’s do País, pois une a missão da Fundação, de promover a pesquisa científica, e estimula os profissionais, atuantes nesse segmento produtivo da sociedade, a se qualificarem, elevando o nível das instituições que dirigem e a qualidade de seus empreendimentos.
Fonte: Softex