O Comitê de Gestão da Inovação reuniu no dia 30 de abril, em sala virtual, participantes de variados setores industriais, além de acadêmicos e consultores para a discussão dos aspectos tecnológicos e humanos da colaboração à distância. Para esta discussão, a ANPEI recebeu o proprietário e diretor da Axxions Consulting, Carlos Cardoso, Raphael Melo, Fundador da IDWall, e Jaime Frenkel, Partner Innovation Management na EloGroup e Vice-Coordenador do Comitê de Gestão da Inovação.
Abrindo o encontro, a Diretora Executiva da ANPEI, Marcela Flores, apresentou a todos a abrangência e papel da ANPEI junto ao ecossistema de inovação e as atividades desenvolvidas pelos atuais cinco comitês.
Diante do novo cenário das interações humanas , e o crescimento do uso das ferramentas de apoio tecnológico, o executivo Rafael Pellicciotta, Technology & Innovation Manager na Braskem, e Coordenador do Comitê de Gestão da Inovação, deu boas vindas aos participantes, e os convidou a refletir sobre os aspectos positivos da colaboração à distância, que já podem ser percebidos nas organizações.
Características da interação humana em ambientes presenciais e virtuais
Iniciamos nossa reunião com o coach e executivo Carlos Cardoso propondo um novo olhar sobre as rotinas de trabalho e como pessoas reagem de formas diferentes a um mesmo estímulo, como a da presente pandemia.
Neste novo ambiente, há 6 “ingredientes” que determinam como serão as colaborações. São esses:
- Autoconhecimento, pois temos a tendência de ver as coisas não como elas realmente são, mas sim, segundo as lentes e filtros de nossa própria experiência e pelo contexto e circunstâncias do momento.
- Visão sistêmica e o pensamento estatístico, em que a perspectiva pela qual entendemos o mundo ao redor não representa o mundo como este realmente é.
- A forma como reagimos a novas informações. Agimos de acordo com critérios pessoais de seleção de dados, baseados em filtros e lentes emocionais e racionais, interpretações, que formulam hipóteses e opiniões, e reafirmam crenças para a tomada de decisão, seguindo o conceito de Escada de Inferência de Chris Argyris.
- Mudanças nas atividades que temos que realizar, onde a construção do conhecimento é feita de forma coletiva, com objetivo de criação de valor à organização e aos clientes.
- A aprendizagem com o mundo virtual, ainda mais neste cenário, torna-se evidente, pois novas regras de conduta profissional e o alinhamento com a vida pessoas serão necessárias.
- Por fim, o convidado expos o novo normal que provavelmente encontraremos após a crise do COVID-19, com a opção de soluções híbridas de interação entre as pessoas.
Como garantir a segurança da informação em tempos de home office
O executivo Raphael Melo da IDWall iniciou sua participação na reunião apresentando a organização como uma empresa de tecnologia e segurança especializada em desenvolver soluções automatizadas de validação de identidade, compliance à regulamentação e gestão de risco. Para negócios online, marketplaces e bancos, a confiança é a base do negócio e uma via de mão dupla. Ou seja tanto a empresa deve confiar no seu novo usuário quanto o usuário deve confiar na sua empresa.
O executivo mencionou que o Brasil possui um dos menores índices mundiais de confiança. Segundo Rachel Botsman, o salto da confiança, do conhecido ao desconhecido, como usar um novo serviço ou produto, não é dado caso o usuário não acredite na empresa ou na tecnologia por trás do serviço. Como empresa, no desconhecido, encontramos a inovação, encontramos as vantagens competitivas. Como usuário, podemos encontrar um produto melhor, mais rápido, mais barato, mais prático. Confiança é o que fecha esse gap entre o conhecido e o desconhecido. Confiança é a ponte entre o desconhecido e o conhecido que nos permite assumir riscos, inovar, contratar serviços novos, de uma forma nova. Confiança é a nova moeda de troca das organizações.
Como solução da empresa, foi apresentado o MeuID, um aplicativo único que permite o armazenamento seguro de seus dados pessoais e dá ao usuário o poder de escolher com quem compartilha seus dados pessoais, sabendo quais são os dados necessários, qual o propósito, quem vai armazenar seus dados e para alguns cenários revogar o acesso a eles. A solução é centrada no valor da informação como um ativo que pode alavancar negócios, e que afeta a reputação da empresa, reduzir o tempo para identificar possíveis ataques de segurança, e prevenir as perdas financeiras.
Foram apresentadas algumas dicas para segurança no cenário de escritórios presenciais e home office:
- Uso de senhas fortes;
- Cuidados na exposição de documentos ou informações da empresa nas redes sociais;
- Uso de uma VPN, se possível, para garantir a criptografia das informações;
- Uso sempre do computador da empresa para trabalhar;
- garanta que as reuniões remotas ocorram de forma fechada para os funcionários da empresa ou e mails previamente autorizados;
- Bloqueie sua tela sempre que se distanciar de seu local de trabalho;
- Não deixe documentos com informações sensíveis ou senhas em cima da mesa;
- Quando não estiver trabalhando,guarde seu computador e outros dispositivos em local seguro e fora de vista;
- Rasgue os papéis ao jogar documentos de trabalho no lixo;
- Evite fazer reuniões na varanda ou jardim de sua casa.
Repensando o modelo de consultoria com o mindset “digital first”
Para encerrar e exemplificar as recentes mudanças na forma de trabalho, o executivo Jaime Frenkel, Partner Innovation Management na EloGroup apresentou a abordagem Remote First, que busca extrair o máximo das ferramentas digitais e das boas práticas de gestão para entrega ponta-a-ponta dos projetos da Elo Group. Esta abordagem está baseada em três pilares: colaboração digital, comunicação disciplina e transparência efetiva.
Em paralelo,como forma de tratar da saúde, a empresa divulga e estimula a agenda do programa CUIDAR, de ginástica e bem-estar. Para o capacitação contínua, o Digital Boot Camp da Elo Group promoverá o aprendizado 100% online, com o principal objetivo de proporcionar uma jornada para os futuros líderes inovadores do Brasil. Serão abordados temas como: Inovação e Estratégia, Test & Learn Mindset, Corporate Venture e Técnicas de Apresentação
O Comitê de Gestão da Inovação 2020 foi encerrado com uma sessão de perguntas e discussão sobre o tema com os presentes.
A próxima reunião do Comitê de Gestão da Inovação está confirmada para o dia 28 de Maio e ocorrerá de forma remota.